fbpx

Letramento Racial Crítico: O que é.

1 de abril de 2024

Equidade Racial

Aparecida de Jesus Ferreira (Profa. Aposentada da UEPG)

Em primeiro lugar, como trago no título Letramento Racial Crítico (LRC) é importante conceituar e explicar as minhas escolhas epistemológicas. Em outras palavras, para refletir sobre a questão racial utilizo a Teoria Racial Critica que traz  além disso nas suas concepções e premissas o racismo como endêmico e estrutural na sociedade e igualmente pensa que raça deve estar no centro das discussões para refletir sobre as desigualdades e propor ações antirracistas.

Contudo, passei a utilizar o LRC nas minhas pesquisas em 2014, quando fiz o meu pós-doutorado. Ou seja, eu já utilizava anteriormente o letramento crítico, no entanto, queria dar ênfase na questão racial. Foi quando trouxe para minhas pesquisas a nomenclatura LRC para se alinhar com a linguística aplicada crítica a partir das reflexões feitas por Alastair Pennycook (2001) e a reflexões da teoria racial crítica feitas por Gloria Ladson-Billings (1998). Para abordar sobre o LRC trago a minha definição que é:

Conceito

“Letramento racial crítico reflete sobre raça e racismo. Possibilita-nos ver o nosso próprio entendimento de como raça e racimo são tratados no nosso dia a dia, e o quanto raça e racismo têm impacto em nossas identidades sociais e em nossas vidas, seja no trabalho, seja no ambiente escolar, universitário, seja em nossas famílias, seja nas nossas relações sociais. […] e como formadora de professoras e professores que sou, entender a importância de utilizar o LRC na minha prática pedagógica é de extrema relevância para que assim possa também colaborar para que tenhamos uma sociedade mais justa, com igualdade e com equidade.” (FERREIRA, 2015, p. 138)

No Contexto brasileiro

Em suma, o que eu tenho feito para o contexto brasileiro, por exemplo, é refletir, conceituar, produzir epistemologias, teorizar e definir o uso do LRC que faça sentido para o contexto brasileiro, pois, também dialoga com outros contextos para abordar sobre identidades sociais de raça.

Ademais o LRC  possibilita refletir sobre conceitos e nomenclaturas. Enfim, esses conceitos e nomenclaturas podem ser encontradas com maior profundidade no curso Letramento Racial Crítico Conceitos e Nomenclaturas no link que segue: https://aparecidadejesusferreira.com/curso/curso-letramento-racial-critico-conceitos-e-nomenclaturas/

Texto adaptado e retirado do artigo publicado no livro:

Ferreira, Aparecida de Jesus. Letramento Racial Crítico. In:. Doris Cristina Vicente da Silva Matos e Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo de Sousa (Org.). Suleando conceitos e linguagens: decolonialidades e epistemologias outras. Campinas, SP : Pontes Editores, 2022, p, 207-214.

Autora: Aparecida de Jesus Ferreira, Doutorado e Pós-doutorado pela University of London.  Foi professora visitante no King’s College London. Autora do Livro Letramento Racial Crítico Através de Narrativas Autobiográficas. Link para acessar o livro: