fbpx

Qual é o papel do Letramento Racial Crítico na formação de professoras/es?

28 de outubro de 2024

Letramento Racial Crítico e Formação de Professoras/es

Aparecida de Jesus Ferreira (Profa. Aposentada da UEPG)

Antes de informar qual o papel do letramento racial crítico na formação de professoras e professores, é importante trazer a minha definição:

Conceito de Letramento Racial Crítico

Letramento racial crítico é refletir sobre raça e racismo, e nos possibilita ver o nosso próprio entendimento de como raça e racimo são tratados no nosso dia a dia, e o quanto raça e racismo têm impacto em nossas identidades sociais e em nossas vidas, seja no trabalho, no ambiente escolar, universitário, em nossas famílias, nas nossas relações sociais. […]. Como formadora de professoras/es que sou, entender a importância de utilizar o letramento racial crítico na minha prática pedagógica é de extrema relevância para que assim possa também colaborar para que tenhamos uma sociedade mais justa, com igualdade e com equidade.” (FERREIRA, 2015, p. 138)

Ou seja, o letramento racial crítico possibilita que a professora e o professor reflitam sobre questões raciais dentro de seu próprio contexto de sala de aula e, a partir do momento que refletem a respeito, também permitem que suas/eus alunas/as tenham consciência de sua própria identidade racial.

Tal consciência permite que a aluna e o aluno se vejam representados em vários contextos. Desta forma, quando pensamos em formação de professoras/es, temos que pensar nos materiais utilizados por essas/es professoras/es e, na maioria deles, é difícil encontrar pessoas negras como protagonistas.

Como trabalhar com o Letramento Racial Crítico

Ao trabalhar com letramento racial crítico, antes de tudo, você possibilita que as pessoas se vejam e  nesse sentido percebam a ausência de representatividade nos materiais e na mídia também. Do mesmo modo você passa por um outdoor ou uma banca de revista e vê uma ausência de representatividade de negras/os nas imagens e capas dos produtos.

Enfim, sobre Formação de Professoras e Professores mais informações podem ser encontradas com maior profundidade no curso Letramento Racial Crítico Conceitos e Nomenclaturas no link que segue: https://aparecidadejesusferreira.com/curso/curso-letramento-racial-critico-conceitos-e-nomenclaturas/

Texto adaptado e retirado da entrevista com Aparecida de Jesus Ferreira publicada na revista:

Uniletras, Ponta Grossa, v. 41, n. 1, p. 123-127, jan/jun. 2019. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/uniletras

Perguntas reflexivas sobre o texto:

De que forma o Letramento Racial Crítico pode contribuir para o entendimento de questões raciais?

Como as/os professoras/es podem incorporar o letramento racial crítico em suas práticas pedagógicas?

Por que é importante que as/os professoras/es  utilizem materiais didáticos que promovam a equidade racial?

De que maneira o letramento racial crítico pode contribuir para um currículo escolar que seja racialmente equitativo?

O letramento racial crítico pode fortalecer a relação professor/a-aluno/a, e promover um ambiente escolar acolhedor, com empatia e respeito? Descreva como isso pode ocorrer?

Quais são os desafios e as oportunidades para a implementação de cursos de formação continuada de professoras/es que abordem o tema do letramento racial crítico?

Quais parcerias a escola pode estabelecer com a comunidade para promover o letramento racial crítico e construir um projeto educativo antirracista?

Mencione as principais dificuldades e possibilidades para verificar o desenvolvimento do letramento racial crítico nas/os alunas/os?

Como as expressões utilizadas em sala de aula podem influenciar na consciência e na construção de identidades raciais? Quais são os cuidados que as/os professoras/es precisam ter ao escolher as palavras e expressões?

Como a história e a cultura afro-brasileira e indígena (Lei 10.639/2003 e Lei 11.645/2008) podem ser ensinadas de forma a valorizar a diversidade e a promover a equidade?

O letramento racial crítico pode contribuir para a formação de pessoas críticas e engajadas na luta para uma sociedade antirracista? De que forma?

Autora: Aparecida de Jesus Ferreira, Doutorado e Pós-doutorado pela University of London.  Foi professora visitante no King’s College London. Autora do Livro Letramento Racial Crítico Através de Narrativas Autobiográficas. Link para acessar o livro: CLIQUE AQUI